Foto: Divulgação
O cantor britânico Ozzy Osbourne, conhecido como "Príncipe das Trevas" e um dos pioneiros do heavy metal, morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos. A informação foi confirmada pela família em um comunicado à imprensa. A causa da morte não foi divulgada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
"É com mais tristeza do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento", diz a nota oficial da família.
Nascido como John Michael Osbourne, em Birmingham, na Inglaterra, Ozzy teve uma infância marcada por dificuldades. Filho de operários, trabalhou em fábricas, abandonou a escola por conta da dislexia e chegou a ser preso por roubo. No final dos anos 1960, fundou a banda Black Sabbath ao lado de Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. O grupo chegou a usar os nomes Polka Tulk Blues Band e Earth antes de adotar o título definitivo, inspirado no filme de terror Black Sabbath.
Como vocalista original da banda, Ozzy ajudou a moldar o heavy metal com álbuns históricos como Paranoid e Master of Reality. Após sair do grupo em 1979, deu início a carreira solo, marcada por hits como Crazy Train, No More Tears, Bark at the Moon e Perry Mason. Ao lado da filha Kelly, alcançou o topo das paradas britânicas com a regravação da música Changes.
Além da música, Ozzy se tornou um ícone da cultura pop com o reality show The Osbournes, exibido entre 2002 e 2005 pela MTV americana, que mostrava os bastidores da vida familiar com Sharon, sua esposa, e os filhos Kelly, Jack e Aimee.
Nos últimos anos, enfrentou sérios problemas de saúde. Foi diagnosticado com Parkinson em 2019, passou por cirurgias na coluna após uma queda e anunciou em 2023 que estava “fisicamente fraco” para seguir em turnê. Sua última apresentação ocorreu no dia 5 de julho de 2025, em um show beneficente que reuniu a formação original do Black Sabbath pela primeira vez desde 2005. No palco, Ozzy se despediu do público: "Estou de cama há seis anos, e vocês não têm ideia de como me sinto. Obrigado do fundo do meu coração".
Ozzy deixa seis filhos: Jessica e Louis, do primeiro casamento com Thelma; e Aimee, Kelly e Jack, do relacionamento com Sharon Osbourne.
Leia mais